CONHEÇA OS AVALIADORES

Ricardo Dutra

  • Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado (2007) na mesma instituição. Tanto na dissertação de mestrado quanto na tese de doutorado foram abordados aspectos da geração eólica no Brasil com propostas de políticas públicas para seu desenvolvimento. No período de 2003 a 2004 realizou o curso de extensão em energia eólica na Alemanha pelo Instituto INWENT. Contribuiu em diversos livros com capítulos sobre energia eólica no Brasil e no mundo além de publicação de diversos artigos internacionais sobre o assunto. Atua, desde 1995 até o momento, em atividades relacionadas ao Centro de Referência para Energia Solar e Eólica Sergio de Salvo Brito – CRESESB. Em 2006 passou a fazer parte do corpo de pesquisadores do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica – CEPEL onde atua em projetos na área de energia eólica e energia solar fotovoltaica.

 

Rafael Takasaki Carvalho

  • Graduado em Engenharia Elétrica pela UFSC em 2000. Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC em 2003. Especialista em Sistemas de Energia Elétrica pela UFSC em 2007. Atualmente é professor da disciplina de Planejamento de Sistemas Elétricos de Potência do curso EAD de pós-gradução em engenharia elétrica da Unisociesc.

  • Experiência de mais de 13 anos na Eletrosul Centrais Elétricas atuando no planejamento da expansão do sistema elétrico. Neste período atuou quase 5 anos como engenheiro de estudos da expansão da transmissão, 1 ano na gerência de estudos da expansão da geração e mercado e 7 anos na gerência geral dos estudos de planejamento. Atualmente atua na coordenadoria de planejamento do sistema vinculado a Assessoria de Engenharia e Estruturação de Empreendimentos.

  • Participou de grupos de trabalho nos âmbitos do CCPE, EPE, ONS, Eletrobras, Abrate e Abeeólica em diversas áreas da expansão da transmissão, da geração e do mercado de energia elétrica. Atualmente coordena a Força Tarefa de Expansão da Abrate e é coordenador nacional da transmissão pelo Bracier.

 

Eduardo Tosta

  • Graduado e pós-graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília.
  • Trabalha atualmente como Especialista em Projetos de Competitividade Setorial na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), onde compõe a equipe da Coordenação de Energia, desenvolvendo projetos nos setores de Energia Fotovoltaica e Eólica.
  • Anteriormente, trabalhou com planejamento estratégico no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).
  • Também desempenhou atividades na área comercial junto a iniciativa privada, onde atuou em empresas como Vivo, Ticket Serviços e Banco Fiat.

 

Laís Maciel

  • Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (2008) e mestrado em Diversidade Animal pela Universidade Federal da Bahia (2011). Atualmente é Diretora de Apoio a Empreendimentos- Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado da Bahia e coordenadora dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e graduação tecnológica em Gestão Ambiental da Universidade Salvador.
  • Tem experiência na área de Conservação da Biodiversidade, Energias Renováveis e Licenciamento Ambiental. 

 

Marcio Pereira Giannini

  • Economista (IE/UFRJ) com mestrado e doutorado em Planejamento Energético e Ambiental (COPPE/UFRJ) e estágio pós-doutoral na University of California (Berkeley 2015). Pesquisador do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Eletrobras Cepel) desde o ano de 2000 tendo desenvolvido linhas de pesquisas nas seguintes temáticas: mercado de fontes renováveis de energia no Brasil; aspectos regulatórios do setor elétrico nacional; indicadores de sustentabilidade empresarial, análise de investimentos em fontes renováveis de energia; avaliação de impactos em projetos de infraestrutura; entre outras. Membro do conselho editorial da Revista Tecnologia e Negócios em Petróleo (Tn Petróleo). Palestrante e consultor na área de energia e sustentabilidade. Conjuntamente é autor e co-autor de diversas publicações nacionais e internacionais, além de ser revisor de periódico internacional.