Investimento em tecnologia de monitoramento digital é essencial, afirma executivo da ABB

O Gerente de Tecnologia da ABB, Julio Oliveira, destacou nesta quinta-feira (30) a importância do uso de tecnologias de informação para monitoramento em tempo real de empreendimentos eólicos. O executivo coordenou workshop no Brazil Windpower com o tema Gestão de ativos e uso de dispositivos mobile e wearables para manutenção.

Julio Oliveira destacou o processo evolutivo do setor energético nacional, que nos últimos passou por importantes mudanças tecnológicas. “O Brasil vive uma mudança radical no modelo de negócios elétrico. Num período relativamente curto o mercado mudou completamente, com a entrada de novos players no mercado brasileiro. Foi uma mudança de paradigmas, com a introdução da chamada indústria 4.0. A gente tinha uma matriz basicamente hidráulica até o final dos anos 90”, explicou.

Toda essa revolução do mercado, de acordo com o executivo, requer investimentos estratégicos em plataformas de monitoramento digital, inclusive para garantir a segurança dos dados estratégicos e operacionais dos empreendimentos. “A Cyber segurança é algo necessário dentro de uma companhia. Estamos falando de um parque eólico que funciona de forma digitalizada, passando dados em tempo real para uma plataforma de gerenciamento. Tudo isso requer proteção, então, a empresas terão que adotar alguma aplicação para proteger este funcionamento”, destacou.