For the Workshop Program in English click here

DIA 30 DE AGOSTO

11:00 –  As potencialidades do Estado do Ceará com ênfase no setor de energias renováveis (Agência de Desenvolvimento do Estado do CE – ADECE)
Palestrante: Eduardo Henrique Cunha Neves – Diretor de Infraestrutura

12:00 – INSTITUTO DA CRIANÇA  Da inspiração à ação
Durante muitos anos atuou como empresário. Em 1994, após conhecer a história de Flordelis – mulher que adotou 55 filhos – passou a apoiá-la com os amigos e com o passar do tempo, a outras entidades. Através deste movimento formou uma rede de cooperação entre quem precisava de apoio e os que tinham condições de apoiar. Para legitimar essa ação fundaram o Instituto da Criança.
Palestrante:  Pedro Werneck, Presidente do Instituto da Criança

13:00 – ALMOÇO PATROCINADO POR

14:30 – FINANCIAMENTO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (Banco do Nordeste)
Neste workshop, o Banco do Nordeste irá apresentar seus produtos financeiros para financiamento de projetos de energias renováveis na área de atuação do Banco (região nordeste e norte dos estados do ES e MG).
Palestrante: Nicola Moreira Miccione, Gerente do Escritório de Promoção e Atração de Investimentos e Relacionamento Institucional do Banco do Nordeste no Rio de Janeiro

15:30 – Logística é um diferencial competitivo nas empresas (Grupo Cuello) 
A busca pela maior competitividade, desenvolvimento tecnológico e fornecimento de produtos e serviços de acordo com as expectativas dos clientes são características do mercado atual. O impacto positivo da logística repercute também na qualidade final do produto e serviços. Como está a sua logística hoje?
Palestrante: João Mateus Diretor Comercial do Grupo Cuello / Graziele Stigger Fernandez - Gerente Geral de Controladoria da Transversátil

 

DIA 31 DE AGOSTO

10:00 – Furnas – Energia Eólica Urbana- Explorando a turbulência das grandes cidades
O aumento da densidade populacional nas grandes cidades é um alerta sobre a necessidade de geração de energia elétrica próximo à carga consumidora. O setor fotovoltaico tem atacado esse problema com sucesso crescente. Será que o setor eólico tem condições de fazer o mesmo?  
Palestrante: Alexandre Pinhel, Engenheiro - Furnas

11:00 – Tecnologia Wobben/ENERCON de Aerogeradores  (Wobben / ENERCON)
A Wobben/ENERCON, primeira fabricante de aerogeradores de grande porte a se instalar no Brasil e atuante no mercado brasileiro desde 1995, abordará os diferenciais tecnológicos de seus aerogeradores, aplicações para o mercado brasileiro e soluções técnicas direcionadas para a satisfação de seus clientes.
Palestrante: Rafael Justi, Gerente de Vendas Sênior

12:00 – O&M – De olho na fundação (BASF)
Tem-se observado um número crescente de falhas na área de fundações de turbinas eólicas apenas 3 a 5 anos após sua instalação: erros de projeto, cargas dinâmicas e o desenvolvimento de turbinas maiores e mais altas. A instalação de torres onshore agora envolve o desenvolvimento de soluções para resolver essas questões.
Palestrante: Eugenio Manzanares Sanches, Technical Service Manager Wind/Key Account On Shore Wind      

12:30   ALMOÇO PATROCINADO POR

14:30 – Sistemas de potência para eletrificação de parques eólicos – A experiência da ABB  (ABB)
Conheça a experiência adquirida pela ABB na eletrificação de parques eólicos, auxiliando clientes a injetar toda a potência gerada ao SIN com máxima eficiência e confiabilidade. Serão abordados temas como minimização de perdas na rede de MT, qualidade de energia, confiabilidade das subestações coletoras, regras para conexão ao SIN/ Rede Básica, entre outros.
Palestrante:  Alexandre Arcon – Gerente Geral de Engenharia de Subestações /ABB

15:30 – Portfolio de Serviços para o Brasil – diferenciais Gamesa (Gamesa)
O objetivo deste workshop é apresentar todo o portfólio da Gamesa Service, apontando os diferenciais, a estrutura, as opções de customização de contratos de O&M, bem como os produtos específicos disponibilizados na área de serviços.
Palestrante: Ricardo Lira, Diretor de Serviços / Gamesa Brasil

16:30 – Digital Wind Farm (GE)
Desenvolvido em Predix, Digital Wind Farm provê uma infraestrutura digital ao seu parque eólico. Com a coleta, visualização e análise de dados em tempo real, transformamos a informação (através de modelos preditivos) em itens de ação relevantes para otimizar O&M,  aumentar a produção e melhorar a confiabilidade e disponibilidade
Palestrante: Uzair Memon - Líder Global de Vendas - Digital/ GE Renewable Energy
Palestra em inglês

17:30 – Solução Integrada de Instalação e BOP (Wobben)
Integrar o gerenciamento das obras civis/elétricas do parque eólico e trabalhos de instalação dos aerogeradores com seu fabricante pode trazer vantagens para o investidor, como ferramentas unificadas, gerenciamento das interferências intrínsecas da obra e otimização de equipes e infraestrutura do site.
Palestrante: Marcos Madureira, Gerente de PM

 

DIA 01 DE SETEMBRO

10:00 – Produtos Gamesa: Um portfólio consolidado, para um dos mercados mais competitivos do mundo (Gamesa)
Nosso departamento de tecnologia irá apresentar o portfólio de turbinas eólicas Gamesa, entre as líderes no mercado eólico global, com plataformas consolidadas e modelos premiados no mundo todo. Entenda como selecionar o modelo que melhor se adapta a cada condição de vento.
PalestranteWarwick Heaney, Diretor de Tecnologia - Gamesa Brasil / Marcelo Ferraz Botelho – Engenheiro Pré vendas - Gamesa Brasil 

11:00 – GE – GE Services: desafios e tendências
Visão da GE em Serviços para turbinas eólicas onshore.  Novas tecnologias e metodologias de serviços (O&M) visando o aumento da confiabilidade e disponibilidade dos parques eólicos. “PowerUp” – Atualização tecnológica e melhoria da geração na base instalada.  Desafios do mercado brasileiro:  custo  brasil, logística de peças, treinamento de pessoal.
Palestrante: William Boger – Gerente de Vendas de Serviços 

12:00 – Oportunidades para a indústria de energia eólica na Bahia (Governo da Bahia)
Com 68 usinas em operação e potência instalada de 1.718MW, a Bahia é líder no volume de projetos contratados para geração de energia eólica no Brasil. Empresas como a GE/Alstom, Acciona, Tecsis e Gamesa já descobriram as oportunidades proporcionadas pelos bons ventos, infraestrutura e incentivos do Estado. 
Palestrante: Paulo Roberto Britto Guimarães – Superintendente de Promoção do Investimento na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia

13:00 – ALMOÇO PATROCINADO POR


14:30 – Recursos Energéticos de Pernambuco - 2016 (Governo de Pernambuco)
Apresentação das potencialidades energéticas de Pernambuco, enfatizando o Estado como gerador de energia limpa e polo produtivo de equipamentos, tecnologia e conhecimento, através de suas políticas de fomento às energias renováveis.
Palestrante: Pedro Cavalcanti Filho – Secretário Executivo de Energia do Estado de Pernambuco

15:30 – Maximizando performance através de serviços independentes (WINDWERK)
Aerogeradores estão expostos a enormes tensões. Deficiências não eliminadas afetam seu desempenho. Para alcançar uma produção de energia confiável é essencial um monitoramento e manutenções regulares. Inspeções ajudam a reconhecer problemas com antecedência, evitando assim prejuízos. Deste modo se possibilita uma vida mais longa.
Palestrante:  Thomas Kunzmann – Diretor na WINDWERK