WORKSHOPS 

28 DE MAIO


11h – GE

Título: Cypress 5.3: a maior turbina onshore da GE já está em operação

Descritivo: A maior turbina onshore da GE Renewable Energy já está em operação e a empresa prepara-se para fabricá-la no Brasil. Saiba mais sobre Cypress e os benefícios que a solução trará para alavancar as operações dos parques eólicos: mais eficiência, flexibilidade na instalação e múltiplas potências.

Palestrante: Vitor Matsuo  / Andre Recoder

 

12h – WOBBEN

Título: Inteligência Artificial para Gestão de Risco de Longo Prazo na Operação de Turbina Eólica.

Descritivo:  A inteligência artificial tem papel de suma importância na gestão das turbinas eólicas, dados operacionais são explorados com foco na otimização e excelência operacional dos aerogeradores.

Palestrante: João Alves - Cargo: Latin America Technical Support Supervisor.

14h - New Wind

Título: LIFTRA - Liftra craneless technology - Breaking Business Boundarie

Descritivo: A new era on big correctives has born, and there is no way back. Craneless stand for less cranes meaning less trucks and transportation needed, but also for a smother, safer and environmentally friendlier way of doing the same things. A small boom on a 40” container is all you need in order to perform gearbox, generator, or even hub or blade exchanges.

Palestrante: Iñaki Gonzalez Lahera - Director – Southern Europe / South America

15h - GOLDWIND

Título: Goldwind Service Business for Brazil: Energimp case study.

Descritivo: This workshop presents the case of Energimp and is dedicated in showing the significant improvements achieved in the first phase of Goldwind's Repair & Retrofit program, since the intervention started. The talk emphasizes the technical situation of the fleet a year ago, and the current status after the recomissioning of the long-time-stopped wind turbines, the overall system enhancement made, the results collected and the new energy production in the new scenario. The presentation also aims to introduce the next phase of the Energimp project and the perspectives of Goldwind Service in Brazil.

Palestrante: José Eduardo Teixeira de Carvalho Filho, Goldwind Brazil General Manager.

16h - UL

Título: Transformação Digital no Setor Eólico

Palestrante: Alexandre Pereira, Gerente da UL Renewables no Brasil

 

29 DE MAIO

10h – ABB

Título: Sistema supervisório MicroSCADA: Recursos, aplicações e biblioteca de supervisão e controle para plantas eólicas

Descritivo: A biblioteca de renováveis do sistema ABB MicroSCADA oferece recursos para simplificar a operação das plantas eólicas como o controle, monitoramento e a integração de dispositivos (IEDs, RTUs e gateways de comunicação) com o objetivo de maximizar o retorno dos investimentos com os ativos melhorando aspectos de produção.

Adicionalmente são exploradas funcionalidades deste sistema para a elaboração de aplicações robustas , de alta disponibilidade e com mecanismos de redundância.

Palestrante: Julio Oliveira – Gerente de Tecnologia da ABB

 

11h - New Wind

Título: Hytorc Washer

 Descritivo: Sistema de arruelas Hytorc que elimina o braço de reação nas operações de torque controlado e evita o esmagamento de dedos. 

Palestrante: Steve Spears - Accounts Manager

12h – GAMESA

Título: SGRE Multi-tecnologia: escolha um serviço único, para todos os tipos de turbinas.

Descritivo: A SGRE é um OEM líder do setor com mais de 1.000 WTGs multimarcas em operação, onde aplica os padrões mais elevados de segurança e a melhor análise de dados da categoria para maximizar a detecção de falhas e reduzir o tempo de inatividade das turbinas.

Palestrante: Clerton Sampaio De Carvalho Braga – Service Sales Manager

13h – WOBBEN

Título: Novos Desafios no Transporte e Içamento de Aerogeradores de Grande Porte.

Descritivo: Como estar preparado para esta nova realidade que exige novas soluções, investimentos e adaptação.

Palestrante: Josival Dias - Cargo: Latin America Logistics Manager. 

14h – GE

Título: Sistemas Híbridos e Armazenamento de Energia: tendências, expectativas e realidade

Descritivo: A GE Renewable Energy anunciou neste ano, a consolidação de uma unidade de negócio focada em Sistemas Híbridos. Conectando solar, eólica e até mesmo o armazenamento de energia com baterias, a empresa compartilhará soluções, desafios e experiências sobre a evolução da área de Hybrids no Brasil e no mundo.

Palestrante: Gabriel Pontes / Rodrigo Salim

15h - AGF

Título: Os Benefícios do CMS: Redução do custo de O&M e o prolongamento da vida útil.

Descritivo: O objetivo desta apresentação é fornecer uma introdução a manutenção preditiva do aerogerador através de Conditioning Monitoring System (CMS). O CMS realiza o monitoramento em tempo real dos esforços mecânicos mais críticos do aerogerador e assim permite antecipar desgastes, proporcionando o planejamento de correções e reduções de custos e indisponibilidade. Desde aos recorrentes danos a Gearbox e rolamentos até o desbalanço mecânico ou aerodinâmico de pás, o CMS é capaz de prever danos e fornecer um status real e muito mais detalhado que qualquer sistema SCADA. Serão apresentados cases reais de danos identificados e apresentado brevemente o know-how do monitoramento de mais de 9 GW em aerogeradores pelo mundo.

Palestrante: Peter Collmann, Sócio Fundador, NEO Wind


16h – GAMESA

Título: Nova plataforma 5.X da Siemens Gamesa

Descritivo: Apresentação da nova geração de plataforma SG5.X que tem o objetivo de se tornar uma referência na indústria para potência nominal e tamanho de rotor, de forma a reduzir o custo normalizado de energia (LCoE).

Palestrante: Murilo Hideki Okazaki (head) | Adriano Rezende |Lucas Oyamada

17h – ATLANTIC

Título: Evolução da Comercialização de I-RECs: Mercado Internacional e Brasileiro.

Descritivo: I-REC Service é um sistema global de rastreamento de atributos ambientais de energia em franca evolução e que permite ao consumidor uma escolha consciente e sustentável. A apresentação abordará overview do mercado atual dos I-RECs no exterior e no Brasil com foco nos resultados alcançados.

Palestrante: Rodrigo Zanardini Martins, Analista de Comercialização de Energia, Atlantic Energias Renováveis S.A.

 

30 DE MAIO

9h - ADECE

Título: Novo Atlas Eólico e Solar do Ceará

Palestrante: Adão Linhares - Secretário Executivo de Energia e Telecomunicações (Secretaria de Infraestrutura).

10h – ABB

Título: Gestão de ativos e uso dispositivos mobile e wearables para manutenção

Descritivo: Os sistemas de gestão de ativos inteligentes contribuem de forma significativa com as tarefas de controle do ciclo de vida e manutenção dos equipamentos da subestação como disjuntores, seccionadoras, transformadores, turbinas e do sistema de proteção e controle dos parques eólicos, tornando o uso de OPEX mais eficiente. Na execução destas tarefas a adoção de dispositivos móveis e wearables oferecem recursos que facilitam o planejamento das atividades das equipes de manutenção como assistência remota e atualização online de planos de trabalho, garantindo maior agilidade e precisão por parte dos profissionais envolvidos.

Palestrante: Julio Oliveira – Gerente de Tecnologia da ABB

11h – GE

Título: Parque Eólico Umburanas: do 1º aerogerador à conexão na rede básica

Descritivo: Com a expansão do seu portfolio, a GE Renewable Energy tem como objetivo oferecer maior sinergia para os projetos de seus clientes do início ao fim. Um grande exemplo da importância dessa nova estratégia é o Parque Umburanas, resultado de uma parceria para entregar uma solução completa para o cliente, da geração à conexão ao Grid.

Palestrante: Carlos Oliveira / Ivan Mello

12h – Baur

Título: “Melhores Práticas para Gestão da Confiabilidade em Redes Coletoras com Cabos Isolados de Média Tensão”

Descritivo: “Toda a energia em uma planta passa por cabos isolados de média tensão, porém raramente se faz manutenção nestes ativos. Práticas modernas identificam pontos frágeis, previnem falhas e direcionam investimentos. Esta palestra mostrará técnicas e casos de sucesso que ajudarão ao gestor de ativos elétricos a assumir o controle da performance de sua rede.”

Palestrante:  Juliano Goncalves, Sócio diretor – COO – Baur do Brasil