PRIMEIRO DIA – 29 DE AGOSTO

11h  – Título: Ações do Inmetro e seu apoio ao setor de energia eólica              

Descritivo: O objetivo do workshop é apresentar as ações do Inmetro voltadas à promoção da qualidade e à competitividade do setor de energia eólica no Brasil. Especialmente, serão apresentadas as atividades que vêm sendo desenvolvidas no âmbito do projeto de cooperação Brasil-Alemanha, denominado "Fortalecimento da Infraestrutura da Qualidade para Energias Renováveis e Eficiência Energética".

Palestrante: Taynah Lopes de Souza - Assessora da Diretoria de Metrologia Científica e Industrial (Dimci) - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)                       


13h – Título: Novos Ventos do Ceará.                  

Descritivo: O ambiente de atração de investimentos, os diferenciais competitivos, assim como o potencial eólico atualizado do Estado do Ceará. Os dados, baseados em estudo da Vestas, assim como os resultados operacionais, mostram condições excepcionais para a energia eólica.

Palestrantes: César Ribeiro, Secretário do Desenvolvimento Econômico, e Joaquim Rolim, Coordenador do Núcleo de Energia da FIEC


 14h – Título: Project Management como interface única na Construção de Parques Eólicos

Descritivo: A área de Gerenciamento de Projetos e Logística (PLM) da ENERCON/WOBBEN assume a responsabilidade completa do processo de construção de todo o parque eólico para nossos clientes, da saída de fábrica à geração de energia.

O PLM gerencia a instalação e comissionamento dos Aerogeradores, todas as obras civis e elétricas e qualquer processo logístico associado.

Essa abordagem centralizada pode trazer vantagens aos clientes e investidores, tais como o gerenciamento de todas as interferências durante as obras, planejamento e cronograma integrados, relatórios e ferramentas unificadas, além da otimização das equipes e da infraestrutura dos parques.

Palestrante: Marcos Madureira – Gerente Geral de Projetos e Logística para a América Latina


15h – Título: Os benefícios da GE Store no contexto da atual economia brasileira      

Descritivo: GE Energy Financial Services (EFS) é o braço financeiro da GE que investe em oportunidades ao redor do mundo no setor de energia e que atua tanto no mercado de dívida quanto no de capital de modo a angariar valor para a GE e seus parceiros. A palestra será focada nas diferentes soluções que o EFS pode oferecer dado o atual panorama desafiador da economia brasileira.

Palestrante: Daniel Castagnola - EFS - Global Markets Commercial Leader          


16h – Título: NDX-AWP SERVICE - STRATEGY FOR BRAZIL                                  

Descritivo: Dar uma visão geral sobre NDX-AWP Global Installed Capacity; mostrar os Contratos atuais de O&M no Brasil e seus locais - Capacidade instalada local; apresentar a Estrutura de Serviços no Brasil - Como estamos organizados no país; dar uma Visão Geral sobre a Estratégia de Serviço de O&M; mostrar o desempenho dos Contratos de O & M - Disponibilidade e Realizações.

Palestrante: Joel Costa - Head of Service Brazil.

 

SEGUNDO DIA – 30 DE AGOSTO

10h – Título: Aerogeradores Full-Converter : Flexibilidade para o cumprimento de códigos de rede em parques eólicos.

Descritivo: Os aerogeradores ENERCON são equipados há mais de 25 anos com tecnologia full-converter desenvolvida internamente pela própria ENERCON, permitindo que parques eólicos funcionem de maneira semelhante a dispositivos FACTS, cumprindo com os códigos de rede mais rígidos do mundo.

Com a evolução da inserção de geração de energia eólica, os operadores de rede tendem a apresentar melhorias em suas exigências técnicas permitindo que cada vez mais parques eólicos sejam conectados a rede considerando as particularidades e os benefícios das tecnologias existentes.

No Brasil, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) apresenta essas inovações em revisões periódicas dos Procedimentos de Rede, acrescentando requisitos técnicos cada vez mais complexos, que exigem adaptação dos diferentes agentes do setor. Além disso, considerando as experiências de outros países, é de se esperar que a evolução nos requisitos de rede do Brasil deva continuar evoluindo, assim como as tecnologias disponíveis nos aerogeradores.

Ou seja, a flexibilidade de conexão a rede elétrica é um tema fundamental que deve ser considerado no projeto de parques eólicos para que o Brasil assegure a evolução das energias renováveis em sua matriz.

Palestrante: Danilo Caldas


11h – Título: Proposta de sistema comercial de geração híbrido in loco eólico fotovoltaico.                  

Descritivo: As peculiaridades do setor elétrico brasileiro representam grande desafio na busca de soluções para o desenvolvimento sustentável da geração elétrica brasileira. Dentro de um contexto de mudanças e novas perspectivas para uma maior introdução de fontes renováveis de energia na matriz energética nacional, a geração híbrida de energia eólica-fotovoltaica in loco vem se mostrando como uma alternativa possível para se lidar com impasses de carência de infraestrutura de transmissão, bem como otimizar os recursos já existentes numa fazenda eólica. O objetivo deste artigo é a apresentação de um sistema de geração híbrida in loco desenvolvido pela General Electric e o desenvolvimento de um estudo de caso visando comprovar a viabilidade energética do sistema proposto

Palestrante: Gabriel Pontes - Services Specialist


12h – Servicio Vestas – Propuesta de valor Soluciones de optimización de la flota de Vestas        

Palestrantes: Iñigo Echevarria - Head Service Sales South Europe & LATAM
Andrés Ruiz - Service Sales Maint. & Multibrand Manager     


13h – Título: Novas tendências em soluções de Riscos e Seguros para Projetos de Geração Eólica

Descritivo: Como entender, gerenciar e mitigar os riscos de um projeto eólico em seu ciclo de vida: concepção, construção, operação e manutenção. Quais são as principais exposições (danos materiais, riscos climáticos, regulatórios, financeiros, entre outros) inerentes à geração de energia eólica e as soluções disponibilizadas pelo mercado segurador.

Palestrante: Tiago Favarin de Moraes - Power Business Development Leader


14h – Título: Cenário Adverso de Transportes no Brasil – estratégias e soluções         

Descritivo: Brasil: um país extenso, necessitando uma ampla rede de transporte - Vivenciando um dos cenários políticos e econômicos mais pitorescos e adversos, o Grupo Cuello tem oferecido com grande energia soluções em transporte rodoviário para atender seus clientes e contribuir para o crescimento do Brasil.

Palestrante: Graziele Fernández - Gerente Geral do Grupo Cuello            


16h – Título: Subestações digitais e os barramentos de processo conforme a norma IEC 61850

Descritivo: A digitalização do pátio das subestações por meio da aplicação das Merging Units estende o uso das redes Ethernet além da sala de controle. Este trabalho relaciona os desafios apresentados em cenários de modernização, ampliação e construção de novas subestações aos benefícios oferecidos pelo barramento de processo quanto à redução de gastos, otimização do tempo de testes e comissionamento e à segurança operacional.

Palestrantes: Julio Oliveira - Gerente de Engenharia de Automação de Subestações da ABB / Alexandre Arcon - Gerente de Engenharia de Subestações da ABB

 

TERCEIRO DIA – 31 DE AGOSTO

10h – Título: Classificação Acc. Para a nova IEC 61400-12-1 (03-2017) para SoDAR AQ510       

Descritivo: O novo IEC 61400-12-1 (03-2017) especifica que os dispositivos de sensoriamento remoto (RSD), SoDAR e LiDAR devem ser classificados e verificados. AQ510 é o primeiro SoDAR com uma classificação IEC completa, incluindo análise de sensibilidade para parâmetros ambientais, que será discutida.

Palestrante: Vincent Camier - Diretor Gerente da Ammonit Measurement GmbH, Berlim (Alemanha)


11h – Título: Serviços AOM5000 y Power + on: Serviços Vestas multimarca- Um parceiro para todo os serviço de O&M para toda a frota e Serviços multimarca e de cadeia de subministro: Cadeia de abastecimento multimarca de extremo a extremo

Palestrantes: Michael Richter - Director Multibrand Sales Development
Jesus Quintanilla –Supply Chain & Repair Manager, Multibrand Southern EMEA & LATAM
Ida Sundahl - Supply Chain & Repair Manager LATAM
Raphael Huot – Head of Supply Chain & Repair Southern EMEA & LATAM - TBC"