This site is part of Informa PLC

This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 3099067.

Informa logo

 

Transferência de Conhecimentos e os Projetos Piloto em Desenvolvimento


Rio de Janeiro reforça vocação industrial e investe em estudos de offshore

Durante o painel sobre os desafios da expansão da energia eólica offshore no Brazil Windpower 2025, Sérgio Coelho, subsecretário adjunto de Energia do Governo do Rio de Janeiro, destacou as vantagens competitivas do estado para o desenvolvimento dessa nova fronteira energética e anunciou investimentos em estudos técnicos para mitigar riscos de implantação.

Segundo Coelho, o Rio de Janeiro combina condições naturais favoráveis, com ventos médios de cerca de 8 metros por segundo, a uma infraestrutura consolidada e mão de obra qualificada, fruto da experiência acumulada em cinco décadas de operação no setor offshore de petróleo e gás. “O estado já conta com profissionais acostumados às atividades marítimas, processos de licenciamento e operação de embarcações, o que cria um ambiente favorável à transição para a energia eólica no mar”, afirmou.

Ele ressaltou que a proximidade com o maior centro de carga do país, o Sudeste, e a existência de uma cadeia produtiva industrial e tecnológica madura reforçam o potencial fluminense para atrair novos investimentos. “O Rio de Janeiro tem plena capacidade de desenvolver uma cadeia de suprimentos específica para a eólica offshore, com sinergia entre indústria, tecnologia e inovação”, completou.

Coelho também mencionou uma política estadual que destina 2% do custo do gás natural — aplicado em usinas termelétricas que recebem isenção de ICMS — a projetos de energia renovável. Segundo ele, parte desses recursos será usada na aquisição de estudos “desktop” para reunir dados secundários e reduzir as incertezas dos investidores. “Nosso objetivo é organizar as informações e oferecer previsibilidade. Isso é fundamental para atrair capital e acelerar a transição energética no estado”, destacou.

Governo federal investe R$ 15 milhões em projeto piloto no Porto de Caiçara do Norte

A chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Portos, Marina Cavalini Bailão, destacou durante o Brazil Windpower 2025 o papel estratégico dos portos brasileiros na transição energética e anunciou o investimento de R$ 15 milhões no porto de Caiçara do Norte (RN), projeto piloto do Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR).

Segundo ela, o setor portuário será um dos principais motores da nova economia de baixo carbono. “Para nós, porto é sinônimo de entrada e saída de mercadorias, mas, neste novo ciclo, passa também a ser vetor logístico e tecnológico da transição energética. Estamos vendo surgir novas possibilidades com o avanço das eólicas offshore e dos combustíveis limpos”, afirmou.

Marina apresentou dois exemplos de ecossistemas portuários em transformação: o Porto do Açu (RJ) e o Porto do Rio Grande (RS) — polos estratégicos que já operam com foco em energia eólica offshore, combustíveis sustentáveis e hidrogênio verde. Ela também citou o avanço de projetos em Suape (PE) e Itaqui (MA), que se preparam para atuar na mesma direção.

De acordo com Marina, o MPOR atuará como órgão consultivo nos processos de análise de interferência prévia nas áreas de geração de energia offshore (GIPs), em articulação com o Ministério de Minas e Energia (MME). “Ainda não é possível submeter projetos formais porque o decreto regulatório ainda está em construção. Estamos colaborando no grupo de trabalho com o MME para garantir compatibilidade entre a expansão da energia offshore e a segurança da navegação”, explicou.

O investimento em Caiçara do Norte representa o primeiro aporte federal em um porto desde o início do século e simboliza o início de uma rede de portos verdes no país. “Esse projeto marca o começo de um novo ciclo portuário, com foco em sustentabilidade e inovação”, afirmou Marina.

 

CONHEÇA AS MARCAS PATROCINADORAS DE 2025





sao paulo expo