IMPRENSA BRAZIL WINDPOWER 2020

ONS está preparado para receber geração das renováveis, diz diretor

Ao participar de painel no BWP, o Diretor do ONS, Luiz Carlos Ciocchi, disse que o órgão vê com bons olhos a expansão das renováveis e afirmou que o ONS vem se preparando para lidar com as especificidades das renováveis na operação do sistema. “A eólica no Brasil teve um crescimento fantástico nos últimos 10 anos e deverá crescer ainda mais.

Essa é uma demanda da sociedade brasileira, assim como no resto do mundo, por energia mais limpa e renovável. As eólicas são muito bem vindas e nós, do ONS, estamos nos preparando para lidar com a complexidade na operação, que está relacionada às suas características. Isso exige do operador mais recursos tecnológicos e preparo da equipe, mas é nisso que estamos focados”, afirmou.

O debate contou com participação da Secretária Executiva do MME, Marisete Dadald, que fez um apanhado sobre as principais ações do governo nos temas de modernização e regulação do setor elétrico. A secretária reforçou a importância do planejamento estratégico para a expansão do mercado livre de energia, bem como para o avanço das fontes renováveis.  “Temos um processo de modernização do setor elétrico em curso e o MME está bastante empenhado em tirá-lo do papel, em um cenário de muita transparência e diálogo com os atores envolvidos. Aproveitamos para reafirmar o compromisso do ministério em contribuir para um setor verde, limpo e tecnológico”, afirmou Marisete Dadald.

Com moderação de Fernando Elias, Presidente do Conselho da ABEEólica, o painel contou ainda com a participação de Agnes Costa, chefe da Assessoria Especial em Assuntos Regulatórios do MME, Thiago Barral , CEO na EPE, Rui Altieri, presidente da CCEE, e Christiano Vieira da Silva, Diretor ANEEL.

O&M – Com o tema "Evolução tecnológica em inspeção de parques eólicos", a sala de O&M reunião diversos especialistas para tratar sobre a modernização do serviço de inspeção dos parques. Participaram dos debates, Roberto Di Nardo, da Ibitu Energia, IIgor Barreira, da Aeris Service, Samuel Araujo Lima, da Delfos, Thadeu Silva, da Copel Geração, e Marina Martin, da Tretton, DNV-GL.

DGBB Comunicação & Estratégia Setor Hoteleiro Sul, Quadra 6, Complexo Brasil 21, Bloco E, Salas 1707 a 1710Asa Sul - Brasília/DF - Telefone: (61) 3547-3060 - www.dgbb.com.brRedes Sociais: Instagram, Facebook, Twitter, Youtube e LinkedIn adicional.Pesquisas de mercado, novas tecnologias e outros temas agregam valor aos participantes.