IMPRENSA BRAZIL WINDPOWER 2020

Comercializador terá papel importante na Expansão do mercado livre, diz executivo do setor eólico

A demanda adicional global por energia renovável nos próximos anos deverá ser de aproximadamente 90GW. A estimativa foi apresentada durante palestra Ao participar de painel sobre o "Mercado financeiro e mercado livre", o Sócio da Delta Energia Asset Management, João Carlos Guimarães, afirmou que o comercializador possui um papel importante no processo de expansão do mercado livre de energia. De acordo com o executivo, as comercializadoras deverão dar liquidez e fazer gestão de risco da transição para o mercado livre. “Hoje temos a faca e queijo na mão para fazer com que este mercado de renováveis se consolide cada vez mais. Acredito na consolidação do papel do comercializador como agente de ligação entre os agentes do segmento”, afirmou.

Presente no debate, a chefe da Assessoria Especial em Assuntos Regulatórios do MME, Agnes Costa, afirmou que o governo está focado em dar sustentabilidade para a expansão do mercado livre, criando as condições adequadas de regulação e sustentabilidade, além de buscar novos mecanismos de financiamento da expansão das fontes renováveis. O debate contou ainda com a participação de Wilson Chen, Head de Project Finance de Energia no Itaú BBA, e  Eduardo Takamori, Market and Regulatory Affairs Manager at Engie Brasil Energia.

RECs – Simultaneamente, outro painel tratou dos Certificados de Energia Renováveis (RECS) e dos Crédito de Carbono. Fernando Lopes, Sócio Diretor no Instituto Totum, entidade responsável pela emissão dos títulos, falou da crescente demanda por certificação no país e ressaltou a importância da iniciativa para expansão das fontes renováveis. No painel, participaram ainda, Franklin Kelly Miguel, Diretor Geral Copel Comercialização, e Fabio Cirilo, Gerente de Sustentabilidade e Energia na Votorantim Cimentos.

O&M – Na sala de O&M ocorreu o painel com o tema "Transportes de equipamentos eólicos: implicações do avanço”. O debate contou com a participação de Sandro Kiyoshi Yamamoto, da ABEEólica, Amanda Figueiredo Da Silva, da Vestas, Braulio Fernando Lucena Borb

DGBB Comunicação & Estratégia Setor Hoteleiro Sul, Quadra 6, Complexo Brasil 21, Bloco E, Salas 1707 a 1710Asa Sul - Brasília/DF - Telefone: (61) 3547-3060 - www.dgbb.com.brRedes Sociais: Instagram, Facebook, Twitter, Youtube e LinkedIn adicional.Pesquisas de mercado, novas tecnologias e outros temas agregam valor aos participantes.