IMPRENSA BRAZIL WINDPOWER 2020

Demanda global por renováveis deverá ser de 90GW adicionais nos próximos anos, diz especialista

A demanda adicional global por energia renovável nos próximos anos deverá ser de aproximadamente 90GW. A estimativa foi apresentada durante palestra proferida pela Brazil Lead Analyst and Climatescope Manager da BloombergNEF, Luiza Demoro. 

De acordo com a especialista, que coordena um projeto global que monitora a demanda por energia renovável em mais de 140 países, em 2019, quase 50% dos países do mundo que adicionaram novas tecnologias energéticas, optaram por eólicas ou solares, o que demonstra a forte tendência de crescimento dos dois segmentos em todo o mundo.

Ainda segundo a especialista, os grandes consumidores industriais de energia renovável continuam sendo as empresas de tecnologia, que possuem enormes parques logísticos e de produção ao redor do mundo.Dos atuais 67GW de contratos vigentes de energia renovável, 9GW estão nas mãos de 10 grandes empresas. A Amazon aparece em primeiro lugar, como maior consumidora de energia renovável.Também estão na lista das líderes mundiais a Michosoft, Facebook e General Motors.

Para Joyce Lee, Policy and Operations Director da GWEC, os grandes consumidores industriais devem ser o vetor de crescimento das renováveis no Brasil e no mundo. “As compras corporativas são importantes para acabar com essas flutuações de mercado.

Temos cada vez mais compromisso por parte das empresas com a descarbonização da sua cadeia produtiva”, explicou. O painel que tratou do tema teve como moderador Eric Rodrigues, diretor de vendas da Vestas, e contou ainda com a participação de Fillipe Soares, Diretor Técnico da ABRACE, e Alfredo Duarte, Global Supply Manager (Energy & Utilities) da Anglo American.

Parques eólicosTambém esteve em debate no segundo dia do BWP a “Manutenção de parques eólicos: desafios da evolução tecnológica". O painel na sala O&M teve como moderador Ramón Fiestas, da GWEC, além dos debatedores: Liu Aquino, da Echoenergia, João Tabalipa, da WEG, Marcelo Passos Diniz, da Simens Gamesa, Geraldo Freitas, da Ingeteam, e Lucas Sanchez, da Rio Energy. 

 

DGBB Comunicação & Estratégia Setor Hoteleiro Sul, Quadra 6, Complexo Brasil 21, Bloco E, Salas 1707 a 1710Asa Sul - Brasília/DF - Telefone: (61) 3547-3060 - www.dgbb.com.brRedes Sociais: Instagram, Facebook, Twitter, Youtube e LinkedIn adicional.Pesquisas de mercado, novas tecnologias e outros temas agregam valor aos participantes.