Brazil Windpower is part of the Informa Markets Division of Informa PLC
This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.
A possibilidade de o Brasil se tornar uma das principais potências na produção em hidrogênio verde, e, ao mesmo, estar atento à necessidade de regulamentação para acelerar esse crescimento pautou o painel.
Uma pesquisa publicada em janeiro pela consultoria alemã Roland Berger, intitulada Green Hydrogen Opportunity in Brazil (Oportunidade de Hidrogênio Verde no Brasil), mostrou que o país poderá faturar R$ 150 bilhões por ano com o mercado de H2V (Hidrogênio Verde) até 2050, sendo que R$ 100 bilhões seriam provenientes das exportações da commodity.
“O hidrogênio verde é uma realidade, mas está em sem regulação. Precisamos criar um marco regulatório. É fundamental. Tenho certeza de que, nos próximos dias, uma série de projetos de lei será assinada, como a de Offshore, do Hidrogênio e a Economia Circular. O tempo é curto e precisamos acelerar”, destaca Elbia Gannoum, presidente-executiva da ABEEólica.
Ansgar Pinkowski, Diretor de Transição Energética e Sustentabilidade - AHK Rio, alerta que o país precisa olhar para o mercado interno do hidrogênio e não se limitar apenas a ser exportador. “O grande desafio do hidrogênio é o seu transporte. Por isso, o Brasil pode gerar aqui e usar na sua própria indústria.”
Ficou evidente a importância da formalização do Pacto Brasileiro pelo Hidrogênio Renovável, firmado em maio por diversas entidades, ABEEólica, Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK Rio). “Queremos auxiliar o Governo no desenvolvimento das políticas públicas. São 17 propostas criadas para o desenvolvimento do mercado brasileiro de hidrogênio renovável, tanto para exportação quanto para consumo doméstico”, cita Tamar Roitman, Gerente Executiva da ABiogás.
O painel contou ainda com a participação de Camila Ramos, Managing Director and Founder – CELA, Eduardo Tobias, Coordenador da Força-Tarefa de Hidrogênio Verde – Absolar e moderação de Marcelo Moraes, Presidente – FMASE.
Serviço:
Brazil Windpower - Política industrial verde e transição energética justa: o protagonismo brasileiro
Quando: 12, 13 e 14 de setembro de 2023, das 10h às 20h
Onde: São Paulo Expo - Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo, SP.
Para participar dos Congressos: https://www.brazilwindpower.com.br/pt/congresso.html
Para visitar a feira: https://www.brazilwindpower.com.br/pt/visitar.html
Atenção! Jornalistas interessados na cobertura devem realizar sua inscrição em https://www.brazilwindpower.com.br/pt/imprensa.html
Sobre os organizadores
GRUPO CANALENERGIA | INFORMA MARKETS: Empresa de comunicação líder na cobertura do setor elétrico em tempo real, operando o maior meio de comunicação online para a indústria no país. Além disso, funciona como uma agência de notícias e possui outras unidades de negócios com foco em eventos e educação.
ABEEólica: A Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias é uma instituição sem fins lucrativos, que congrega e representa a indústria de energia eólica no País, incluindo empresas de toda a cadeia produtiva Onshore e offshore.
GWEC: O Global Wind Energy Council ajuda a abrir novos mercados para a energia eólica. O GWEC tem um histórico comprovado de sucesso para ajudar a construir a indústria de energia eólica nos mercados emergentes ao redor do mundo, incluindo China, Brasil, México, África do Sul e Índia.
Informações à Imprensa
Email: [email protected]
Daniella Vianna
21 97650-0098
Karina Hermesindo
21 9917 05 895
Natália De Luca
11 97120-1303