A Arena O&M foi palco, nesta tarde, de uma coletiva de imprensa da Petrobras para anunciar uma parceria com a WEG, empresa multinacional brasileira especializada na fabricação e comercialização de motores elétricos, transformadores, geradores e tintas. A parceria com a Petrobras contempla o desenvolvimento conjunto de um aerogerador onshore de 7 MW de potência instalada, o primeiro desse porte a ser fabricado no Brasil.
A coletiva contou com as presenças de Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, Mauricio Tolmasquim, Diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Daniel Pedroso, Gerente Executivo de Energia Renovável da Petrobras, Harry Schmelzer Jr., Presidente Executivo da WEG, João Paulo Gualberto da Silva, Diretor Superintendente da WEG Energia e Rodrigo Mello, Diretor Regional do SENAI do Rio Grande do Norte.
O presidente Jean Paul Prates abriu a coletiva anunciando a criação de uma diretoria de transição energética. “A Petrobras assume hoje a posição de maior desenvolvedora de projetos de energia eólica do Brasil”, disse. A parceria com a WEG, segundo o presidente, prevê o desenvolvimento do maior aerogerador do país, com capacidade suficiente para abastecer sozinho uma cidade de mais de 16 mil habitantes.
O presidente reforçou a importância de uma transição energética justa e lembrou que o Rio Grande do Norte foi o primeiro estado a se tornar o maior produtor de petróleo terrestre e, hoje, é o maior estado produtor de energia eólica. Harry Schmelzer Jr. destacou a parceria com a Petrobras como um marco na história das energias renováveis no Brasil. “Vai ser muito importante para os investimentos em energia eólica no Brasil”, finalizou.
Após as apresentações, os executivos responderam às perguntas dos jornalistas presentes na coletiva.